- A Humanidade vive atualmente em um mundo dominado por tecnologias dos mais diversos tipos. O desenvolvimento de tais tecnologias decorreu da compreensão e do domínio que o Homem adquiriu sobre os fenômenos do mundo físico e isso só foi possível porque dispomos de um poderoso e eficiente arsenal matemático, acumulado ao longo de mais de 4 milênios.
- A palavra MATEMÁTICA vem de uma raiz grega que significa “saber” e era entendida como “aquilo que é ensinado”. Os pitagóricos chamavam de “mathematikoi” os estudantes que viviam permanentemente na Sociedade, em contraste com os “akousmatikoi”, ou seja, os ouvintes externos. Àquela época (circa 500 a.C.), a Matemática abrangia 4 áreas: Aritmética, Geometria, Astronomia e Música.
- A maneira mais simples de se “definir” a Matemática é dizer que ela é o ESTUDO DAS QUANTIDADES E DAS FORMAS, com isso abrangendo genericamente a Aritmética e a Geometria.
- Entretanto, existem hoje catalogados cerca de 4.000 ramos da Matemática, dentro dos quais publicam-se anualmente cerca de 200.000 novos teoremas, o que faz com que aquela “definição” e todas as demais que foram propostas não consigam abranger tudo o que os matemáticos consideram fazer parte de seu campo de atuação.
- Diante disso, alguns especialistas propõem que a própria Matemática seja considerada um conceito primitivo, indefinível, ou seja: A MATEMÁTICA É AQUILO QUE OS MATEMATICOS FAZEM.
- A força com que a Matemática vem permitindo ao Homem compreender e dominar (ainda que parcialmente) o mundo físico, suscitou há cerca de 25 séculos outra pergunta de aparência bastante simples mas que até agora permanece sem resposta conclusiva:
FAZEMOS OU DESCOBRIMOS A MATEMÁTICA?
Nenhum comentário:
Postar um comentário